Rede de supermercados de Santa Catarina, o Grupo Passarela doou móveis e equipamentos para lojistas que perderam tudo em Roca Sales com a enchente. Os itens encheram um caminhão inteiro da Tomasi Logística, empresa do Vale do Taquari que foi, de forma voluntária, buscar a carga em Concórdia (SC).
— Os negócios movem a região. Há necessidade de esses estabelecimentos abrirem as portas, e nós estamos sempre renovando equipamentos. Então, decidimos doá-los e espero que tenhamos contribuído para empresas que perderam tudo — disse o empresário Alexandre Simioni, CEO do Grupo Passarela e presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), contando ainda que percebeu um pico de compra de doações nos supermercados que a rede tem na serra gaúcha.
Diretor da Tomasi Logística, Diego Tomasi saiu da sede da empresa, em Estrela, para ir com o caminhão até Roca Sales fazer a entrega. Ele relatou ao podcast Nossa Economia, de GZH, o "brilho nos olhos" dos comerciantes quando enxergaram os móveis no caminhão.
— Fiquei pensando de que maneira poderia ajudar. O que sei fazer é logística. Cada prateleira que descia do caminhão fazia brilhar os olhos deles — conta Tomasi.
Dono de uma fruteira inaugurada no início de 2023 e, agora, destruída, Henrique Zortéa foi um dos que recebeu itens doados. Ele pegou apenas uma prateleira e um caixa, dizendo que é suficiente para retomar seu negócio.
— Um próximo comércio pode precisar. Não tem porque pegar a mais. Temos que começar pequenos, para que todos comecem. Todo mundo tem que ter uma chance — disse, emocionado, ao programa.
Presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços (CIC Roca Sales), Cleber Fernandes dos Santos, também perdeu suas lojas, tem coordenado a força-tarefa de recuperação e lista o que o comércio mais precisa agora: vidro, fechaduras, divisórias de portas, móveis, pias, balcões, cadeiras e mesas.
Ouça no Spotify:
Ouça no SoundCloud:
Ouça no Apple Podcasts:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna