Boa notícia que acaba com uma das apreensões de Roca Sales, a JBS manterá a indústria no município, onde a sua subsidiária Seara é a segunda maior empregadora. À coluna, a gigante da indústria de carnes informou que retomará a produção na semana que vem. Será uma volta gradual, começando pela linha de produção de peito de peru.
A companhia destaca que o retorno das atividades muito se deve à força-tarefa dos próprios funcionários para limpar a fábrica e verificar os equipamentos. A unidade foi bastante afetada pela enchente, que devastou a cidade. Ela fica perto de onde "um rio cortou a cidade", como os moradores dizem. Em Bom Retiro do Sul, também no Vale do Taquari, o impacto foi menor e a JBS já voltou a operar.
Ainda em Roca Sales, a empresa apoiará a reconstrução do posto de saúde central, atendendo a um pedido da prefeitura. Além disso, a JBS doou 10 toneladas de carne e mil cestas básicas às famílias atingidas pela tragédia. Em paralelo, a Flora, empresa de higiene e limpeza da J&F Investimentos, doou 2 mil kits de higiene.
Na cidade, a JBS emprega 504 pessoas e responde por 11,42% da arrecadação de tributos, menos somente do que a Calçados Beira Rio, que iniciou a reconstrução da fábrica. No Estado, a indústria de carnes tem operação em 22 cidades, entre fábricas, centros de distribuição e granjas das unidades de negócios Seara, Excelsior e JBS Couros. Conta com mais de 18 mil funcionários e 2,5 mil produtores integrados.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna