Sem dúvida, o pavilhão mais famoso da Expointer é o da agricultura familiar, conhecido por seus salames, queijos e cucas. Mas, com a ajuda da equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, a coluna provou três produtos mais "exóticos" e contou no Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Confira:
Mandioca para comer crua
Diferentemente da tradicional mandioca (ou aipim, se preferir), a mandioca doce foi trazida pela Cooperativa dos Povos Tradicionais (Cooptram). O alimento pode ser consumido cru, lembrando até uma fruta, com sabor semelhante ao coco. O produtor Tadeu Cardoso Perciuncula, de Mostardas, sugere servir com salada.
— Não tem uma fibra dura, é rica em potássio e tem muita água. Depois que faz a farinha, pega o polvilho, água, acrescenta açúcar e faz melado. Se der "bastante ponto", pode fazer chimia - conta, acrescentando que pode ser cozido para fazer pão e pudim.
Geleia de flores
Que tal uma geleia de flores? Tem de rosas, lavanda, entre outras. Os sabores foram criados pela Produtos Lilien, de Picada Café, na serra gaúcha, que também faz chás, biscoitos e barras de cereais.
— Na pandemia, tivemos tempo para criar. Como usamos tudo que produzimos, minha família começou fazendo chás. Então, "jogamos" dentro do pote e deu certo — conta a produtora Clarice Rohr, que sugere usar as geleias de flores em sobremesas e até mesmo em drinques, como o tradicional gim com tônica.
Sorvete de aipim
Para fechar, tem um sorbet (espécie de sorvete) com aipim, frutas (morango, butiá, pitaya e cacau) e açúcar demerara (menos processado do que o branco, mantendo mais nutrientes). Na Chácara Vila Nova Orgânicos, na zona sul de Porto Alegre, a produtora Luci Mara Almeida tem 10 mil pés de morango.
— Buscamos ingredientes que não tirassem a característica da fruta, mas mantendo a consistência. Se o sabor é uva, é para senti-lo, mas na forma de sorvete — diz Luci, destacando que é alternativa para quem não consome leite.
Saiba mais sobre o pavilhão da agricultura familiar:
Ouça as entrevistas na íntegra:
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna