Com seus 1.410 quilos, Hudson é o touro mais pesado da 46ª Expointer. Ele é da raça Limousin, que é bastante dócil. Quando seu criador, o pecuarista Cacaio (como é conhecido Edgar Ferreira Lima, presidente da Associação Nacional dos Criadores de Limousin), fazia carinho, ele se contorcia como um cão de estimação. Olhava como se soubesse que a entrevista era sobre ele. Porém, a cada pequeno movimento das patas, a colunista dava um pulo de susto. É manso, mas vai que se desequilibra!
— As crianças sobem em cima para tirar foto. Só não gosta muito que mexam na cabeça dele quando está descansando ou se alimentando — conta Cacaio
Hudson é normalmente alimentado duas vezes ao dia, com silagem de milho, casca de soja e ração. Perto das competições, passa a comer três vezes. Em cada uma, são quatro quilos de ração e mais um caneco de casquinha. Mais próximo da data, não vai mais para o campo.
— Com esse peso, não consegue "montar", pois pode prejudicar a vaca. Depois da competição, volta para o campo e para produzir futuros campeões — disse o pecuarista em entrevista à coluna durante o Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.
Hudson tem quatro anos e é cria de um touro francês chamado Duvalier com uma vaca que também já foi campeã na Expointer, a 3M Xuza. A marca alcançada por ele foi uma surpresa para o criador, que já não consegue mais pesar o bovino na sua balança dado o tamanho atingido. Já chegaram a oferecer R$ 100 mil por Hudson.
— Por esse valor, nem me coço — disse Cacaio, que é da Fazenda Boa Esperança, de Cachoeira do Sul.
Colaboraram Guilherme Gonçalves e Yuri Falcão
Assista à entrevista feita diretamente da pista central da Expointer, em Esteio:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna