Será feita uma nova dragagem que pode chegar a R$ 100 milhões no porto de Rio Grande. É um trabalho de manutenção do canal de acesso que, agora, será a etapa 2023. O valor já foi separado no orçamento, mas pode ser menor, pois será selecionado o menor valor apresentado por empresas na disputa. No ano passado, já foi realizada a primeira fase, de R$ 84 milhões, por um consórcio formado pela Jan De Nul, empresa da Bélgica, e pela Van Oord, da Holanda.
Para a nova dragagem, saiu o aviso de licitação e o edital será lançado em 21 de setembro. Pelo canal, passaram 1.753 embarcações somente de janeiro a julho deste ano. A estimativa é de que sejam retirados três milhões de metros cúbicos de material, principalmente areia.
- Isso garante o funcionamento do canal - lembra o presidente do Portos RS, Cristiano Klinger, que tem a expectativa de que o contrato esteja assinado em outubro, que o serviço comece em novembro e que seja finalizado ainda em 2023.
Em paralelo, se busca a dragagem das hidrovias, que tem R$ 60 milhões separados desde o ano passado. O processo atrasou, devido a ampliação da batimetria, que consiste no levantamento do volume de areia que precisa ser retirado dos canais e para onde ela será levada. Em vez de oito, foram vistoriados 18 canais. Entre os próximos passos, está a publicação do edital para a dragagem em si, o que deve ocorrer em novembro, e a busca pelas licenças com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para os vários lotes.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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