Após ter o contrato para dragagem de R$ 84 milhões no canal de acesso ao Porto de Rio Grande assinado, os trabalhos foram iniciados. Já chegou ao local uma draga de sucção e arrasto conhecida como draga Hopper, que faz o serviço para deixar, na prática, a hidrovia "mais funda", e os navios não encalharem.
A embarcação que está no local (foto ao lado) utiliza um ou dois braços de sucção, que são baixados até o fundo do mar. De lá, eles retiram o solo, que é encaminhado para uma cisterna de quase 40 mil metros cúbicos. Depois, esse material é levado até o local de descarte.
O serviço está sendo realizado pelo consórcio que venceu a licitação formado pela Jan De Nul, empresa da Bélgica, e pela Van Oord, da Holanda. A embarcação que faz a dragagem tem 227 metros de comprimento e 32 metros de largura. Um detalhe é que ela pode fazer o serviço de dragagem enquanto navega.
De acordo com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, esse tipo de draga trabalha bem com vários tipos de solo, entre eles os arenosos, típicos da região do Porto de Rio Grande. Aliás, os recursos para essa dragagem são próprios do Portos RS. O serviço passa pelos terminais privados, pelos arrendados e vai até o cais público.
— Com essa dragagem, será possível voltar às características originais do canal, que teve um grande assoreamento — comenta.
O prazo para término do serviço é de três meses, período para o qual está concedida a licença ambiental. Enquanto isso, a Portos RS trabalha no projeto para dragagem da hidrovia, um investimento de R$ 60 milhões. Segundo Klinger, já há a licença ambiental, mas é necessária autorização da Fepam para o serviço. O governador Ranolfo Vieira Júnior já deu a autorização.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.