Foi assinado e publicado no Diário Oficial do Estado o contrato para dragagem de R$ 84 milhões do canal de acesso ao Porto de Rio Grande. Ele passa pelos terminais privados, pelos arrendados e vai até o cais público. O serviço será realizado pelo consórcio que venceu a licitação formado pela Jan De Nul, empresa da Bélgica, e pela Van Oord, da Holanda.
- Com essa dragagem, será possível voltar às características originais do canal, que teve um grande assoreamento - comenta o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.
Ele enfatiza que os recursos são próprios:
- Antes, fazíamos com recursos federais. Agora, com a Portos RS, que é uma empresa público, conseguimos fazer essa destinação.
Está chegando a draga que as empresas europeias estão trazendo ao Brasil. A dragagem começará nesta terça-feira (22). O prazo para término do serviço é de três meses, período para o qual está concedida a licença ambiental.
Enquanto isso, a Portos RS trabalha no projeto para dragagem da hidrovia, um investimento de R$ 60 milhões. Segundo Klinger, já há a licença ambiental, mas é necessária autorização da Fepam para o serviço. O governador Ranolfo Vieira Júnior já deu a autorização.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.