Com fábrica em Porto Alegre, a marca gaúcha Alho Pan está exportando pão de alho para o Paraguai. São 24 mil pacotes por mês. Os embarques para o país começaram em 2021. Até então, a venda se concentrava no varejo da capital gaúcha. Uma curiosidade é que, lá, o consumo do alimento não cai no inverno, como ocorre aqui no Rio Grande do Sul, onde é acompanhamento do churrasco.
— Um distribuidor de Assunção (capital paraguaia) pediu indicação a uma empresa daqui - lembra a proprietária Carla Oliveira, que usa uma receita de família na marca que recebeu o destaque "Pequeno Desbravador Internacional" no prêmio da ADVB/RS para exportadores.
Foi um ano de negociação, envolvendo do envio de amostras à documentação, processo que foi lento porque era o início da pandemia. No investimento de R$ 1,5 milhão, a linha de produção foi duplicada e terá nova ampliação. A empresa também fabrica para outras marcas, fatia que tem representado menos com a venda ao Paraguai. Ainda para 2023, a ideia é entrar em Santa Catarina e no Paraná.
Em janeiro 2019, a empresa foi interditada pela prefeitura de Porto Alegre por falta de alvarás e autorização para produção. A proprietária argumentou que a transição de endereço deixou retidos documentos na Junta Comercial, Industrial e de Serviços. Conforme a empresária, documentações foram comprovadas e adequações, realizadas. A Vigilância Sanitária de Porto Alegre confirma que os alvarás estão em dia agora.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna