Não resta mais nada do que já foi o Banrimar, antigo prédio usado como colônia de férias de funcionários do Banrisul na praia de Rainha do Mar, em Xangri-Lá. No ano passado, meses após ter sido comprada pela D1 Empreendimentos, de Capão da Canoa, a estrutura na Avenida Beira-Mar foi demolida para dar lugar a um novo empreendimento. Porém, segundo o empresário Duani Minosso Teixeira, diretor da empresa, nada será definido até o novo plano diretor da cidade ser aprovado.
— Estamos aguardando, por isso não começamos a fazer o projeto. Quando isso for definido, saberemos como nosso empreendimento poderá ficar. (O Banrimar) estava caindo aos pedaços, com risco de queda, então tivemos que demolir — conta o empresário.
Atualmente, na região do Banrimar, é permitido construir prédios de até sete andares. Já o novo plano diretor prevê edifícios de até 14 andares. O projeto estava para ser votado na Câmara de Vereadores, mas foi suspenso pela Justiça em fevereiro por conta de apontamentos sobre a capacidade da rede de esgoto do município. A prefeitura de Xangri-Lá argumenta que as empresas, como contrapartida, irão modernizar a rede de água e esgoto nas regiões de seus empreendimentos.
Apesar dos entraves, Teixeira espera que as obras comecem em três anos, mas não dá prazo para a inauguração. O projeto é tão embrionário que ainda não tem nem nome. A única certeza é de que, além de moradias, terá uma área comercial no local, revela o empresário. O terreno foi comprado por R$ 4,28 milhões em 2021. Mede quase 11 mil metros quadrados e estava abandonado desde 2018, quando o Banrimar foi fechado. Nos últimos anos em que esteve aberto, o espaço funcionou como hotel aberto ao público com um restaurante.
O Banrimar foi inaugurado em 1963, com três andares construídos. Além dos funcionários do Banrisul, o local chegou a hospedar o ex-governador Olívio Dutra. Desde o início dos anos 2000, a área era gerida por uma empresa que se comprometeu a administrar o local e deixá-lo em boas condições. Foi nesta época que o edifício se tornou um hotel aberto ao público geral.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna