
O ParkShopping Canoas, na Região Metropolitana, teve melhores crescimentos do que o BarraShoppingSul, de Porto Alegre, no primeiro trimestre de 2025. Ambos pertencem à gigante Multiplan, que tem 20 shoppings no seu portfólio e divulga trimestralmente seus resultados financeiros por ter capital aberto na bolsa de valores.
O shopping de Canoas se destacou no avanço das vendas e na receita de locação dos espaços. Em ambos os casos, a alta dos seus números ficou acima da média de todos os empreendimentos da empresa.
Vendas no 1º trimestre de 2025 (e variação sobre 2024)
- ParkShopping Canoas: R$ 187,2 milhões, +8,2%
- BarraShoppingSul: R$ 245,6 milhões, +7,9%
- Média dos 20 shoppings: +7,9%
Receita de locações no 1º trimestre (e variação sobre 2024)
- ParkShopping Canoas: R$ 8,5 milhões, +10,8%
- BarraShoppingSul: R$ 18,9 milhões, +0,3%
- Média dos 20 shoppings: +6%
O ParkShopping Canoas é o centro de compras mais conhecido da Região Metropolitana. Logo após a enchente, teve um grande aumento no fluxo de clientes por ter servido de apoio ao embarque de passageiros pela Base Aérea. Depois, também foi beneficiado por uma transferência de moradores em busca da uma área mais segura da cidade em relação a alagamentos.

Agora, a Multiplan está investindo R$ 3,4 milhões em nova área de lazer externa. O espaço de 1,66 mil metros quadrados teve as obras iniciadas em março e será inaugurado em julho. O projeto prevê ações ao ar livre e acesso gratuito, contou o superintendente Luís Vilarinho ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha:
O ParkShopping Canoas puxou todo o crescimento de uma região de Canoas...
Correto. Para os próximos três anos, são 19 empreendimentos residenciais em uma distância de até 10 minutos do shopping. São mais ou menos 4 mil residências, com todos os públicos. São empreendimentos com o metro quadrado custando de R$ 5 mil a R$ 18 mil. É um crescimento pujante e acelerado.
Quem frequenta o shopping?
Nossas campanhas são um bom termômetro. O público de Canoas representa entre 50% e 55%, região norte de Porto Alegre em torno de 15% a 20% – uma grata surpresa para nós – e os demais têm origem pulverizada. Isso influencia o tíquete médio (gasto médio do consumidor), a frequência de pessoas e a tomada de decisão.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: R$ 410 milhões em supermercados, proposta por fábrica da Paquetá e tarifaço no Brasil
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)
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