Porto Alegre caiu da 6ª para a 14ª posição no ranking das melhores cidades para empreender no Brasil, elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) do governo federal, com apoio da Endeavor. A pontuação recuou de 7,81 para 7,08. Piorou a avaliação de ambiente regulatório, infraestrutura, acesso a capital e cultura empreendedora. Porém, melhorou a pontuação da cidade nos quesitos mercado, inovação e capital humano.
Com a queda da capital gaúcha, o Rio Grande do Sul ficou sem nenhuma cidade entre as 10 que lideram a lista nacional, capitaneada, claro, por São Paulo (8,67 pontos). A Região Sul, porém, é bem representada, especialmente, por Santa Catarina. Florianópolis (8,41 pontos) aparece em segundo e Joinville (7,99 pontos) em terceiro. A capital catarinense se destaca em capital humano e inovação, enquanto a outra vai bem em ambiente regulatório.
O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023 avalia os 101 municípios mais populosos do país desde 2014. O objetivo é servir de instrumento para gestores públicos e organizações de apoio na economia municipal, além de servir para empresas decidirem sobre a expansão dos negócios.
Os dados atualizados de 2023 foram apresentados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Confira as outras cidades gaúchas que aparecem na lista:
Cidades mais empreendedoras do RS
1º Porto Alegre (14ª no país)
2º Caxias do Sul (21ª no país)
3º Santa Maria (36ª no país)
4º Gravataí (57ª no país)
5º Canoas (67ª no país)
6º Pelotas (75ª no país)
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna