Apesar de o presidente da Gol, Celso Ferrer, ter dito em entrevista recente à coluna que a empresa estava investindo "para valer" no Rio Grande do Sul, a companhia aérea suspenderá seus voos em Santa Maria, na Região Central, e em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Procurada, ela respondeu apenas por nota apontando "ajustes na malha aérea" como motivo. No entanto, a coluna apurou que, por divergência de valores, foi encerrada a parceria com a empresa Voepass, que fazia os voos regionais. Além do Rio Grande do Sul, também foram canceladas rotas em outros Estados.
A Gol diz que não há previsão para a retomada. Porém, com isso, a companhia aérea corre o risco de perder incentivos tributários do plano estadual de aviação regional. Uma reunião foi marcada para o dia 24 com o líder do governo na Assembleia Legislativa, Frederico Antunes, que é de Uruguaiana e agilizou diversos voos regionais no Estado. Questionada sobre isso, respondeu, por uma nova nota, que seriam suspensões "temporárias" e trabalha para resolver em breve.
Enquanto isso, clientes que compraram bilhetes para voar a partir de 9 de maio têm que solicitar o reembolso. Quem usou milhas tem que cancelar o bilhete.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna