Será um Bourbon o shopping que o Zaffari está construindo na Avenida Carlos Gomes, em Porto Alegre, junto da torre comercial da Uma Incorporada, cuja obra a coluna visitou recentemente. O centro comercial terá tamanho, área bruta locável (a ABL, que são espaços para instalação de lojas), mix de operações e espaços públicos semelhantes aos do Moinhos Shopping, que também fica na Capital.
Com inauguração prevista para o final de 2024, o shopping terá três andares e espaço para 67 lojas. Ele ainda contará com um supermercado do Zaffari, que será a operação âncora do empreendimento. A área para lojas será de 12,5 mil metros quadrados. A ideia é ter uma oferta boa de restaurantes, algo que falta na região, onde há muitos escritórios. De resto, haverá lojas dos segmentos tradicionais em shopping, como moda masculina e feminina, calçados, estéticas, óticas, relojoarias, farmácia e lazer.
O novo centro comercial terá acesso para pedestres pelas quatro vias que circundam o complexo: Avenida Carlos Gomes e ruas Furriel Luiz Antônio Vargas, Regente e Carvalho Monteiro. Também terá estacionamento com 1.043 vagas e entradas pela Furriel e pela Carlos Gomes. São feitos alargamentos viários, que formam pistas para os veículos desacelerarem.
Na arquitetura, como as imagens que a coluna já vinha divulgado, será priorizada a iluminação natural com amplo uso de vidros. Haverá, também, terraços e áreas para contemplação, como uma espécie de grande escada para clientes sentarem bem na área central do shopping. O projeto é do escritório Pedro Gabriel e Bonini Arquitetura, com a participação do Studio Arthur Casas.
Além do shopping, o complexo terá duas torres comerciais. Uma delas será a da incorporadora Uma e a outra, do Grupo Zaffari, com sete andares a aproximadamente 850 metros quadrados de área privativa. Como um todo, o complexo terá mais de 86 mil metros quadrados e soma um investimento de R$ 500 milhões.
Na visita às obras, os irmãos e sócios da Uma Incorporadora, Antonio e Newton Ulrich, explicaram que os terrenos foram comprados pela empresa ainda em 2013. Depois, surgiu a oportunidade de fazer o complexo em parceria com o Zaffari. Ouça a entrevista no podcast Nossa Economia, de GZH:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna