A mudança das lojas do McDonald's para Méqui, estratégias de marca e as críticas ao valor nutricional dos alimentos estão entre os assuntos da entrevista do programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, com o vice-presidente de Marketing da rede, João Branco, que palestrará no evento Talks On, no dia 14, em Porto Alegre.
Por que criaram a marca Méqui?
Foi um dos cases mais emblemáticos. A estratégia é o nosso desejo de aproximar a marca do público brasileiro, o que vale para qualquer negócio. Temos que deixar a nossa comunicação na linguagem de uma maneira que ele se identifique, que goste da gente. Por trás do que parece uma brincadeira, tem uma estratégia muito maior de gerar uma identificação.
Quando ocorreu o "estalo" de criá-la?
Fazemos pesquisas constantes. É preciso ter contato com os melhores clientes e com os que te abandonaram, entendendo quais são as necessidades, os desejos, as dores, o que precisa melhorar e o que manter da proposta de valor. O que do seu produto não pode mudar? Fomos aprendendo que eles ainda estavam apaixonados pela nossa marca, mas sentindo que o McDonald's estava mais distante com o passar dos anos. As novas gerações nos mostraram que gostam de uma comunicação mais informal. Fomos ajustando para mostrar que seguimos sendo a marca do "Amo muito tudo isso". Cada marca tem que entender qual é o seu momento e a sua razão de existir, mas o mais importante é ouvir o seu cliente e ajustar a sua proposta de acordo com o que eles querem.
Como lida com a associação da marca à alimentação que não é saudável?
No nosso ponto de vista, a promoção da saúde do alimento passa por três coisas muito importantes. Primeiro, o controle da origem dos ingredientes. Temos um controle muito rigoroso da produção desde a semente até chegar na sua mão, o que aumenta muito o nível de qualidade do que a gente oferece. Segundo, o preparo dessa comida. Qualquer brasileiro consegue ir no McDonald's e pedir para visitar a cozinha. Tenho certeza de que você vai se surpreender com todos os procedimentos para aumentar a saúde do que está comendo. E, por último, quando se fala de perfil nutricional, temos um nível de transparência altíssimo e um menu variado. Você pode pegar a bandeja com o hambúrguer e ver que, atrás do papel, tem todas as informações nutricionais de todos os nossos produtos para que o consumidor possa tomar uma decisão bem informado de acordo com aquilo que é um equilíbrio no seu estilo de vida, que para cada pessoa é uma coisa. Tem salada, opções de frango, algumas com muito menos calorias do que o pessoal imagina. No nosso ponto de vista, entregamos um menu que promove uma alimentação que pode ser adequada para qualquer pessoa, dependendo das escolhas que ela fizer.
Ouça a entrevista no programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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