Intensifica-se a movimentação para definir como ficará o comando do Banrisul. Os indicados do governador Eduardo Leite vão a votação na assembleia de acionistas e conselho de administração, que está prevista para 20 de abril. Até 30 dias antes, precisa ser publicado o edital do encontro. Portanto, em breve.
O atual presidente, Claudio Coutinho, é o grande cotado. Teve reunião com o governador nesta semana. À coluna, quando voltava da Expodireto, disse que a decisão era de Leite e que seguia trabalhando normalmente. Nos corredores do banco, circulam dois nomes de ex-presidentes, Luiz Gonzaga Veras Mota e Fernando Lemos.
Na Federasul, nesta quarta-feira (8), a coluna perguntou a Leite sobre como está o processo de sucessão. Ele disse que está conduzindo junto com Coutinho e que considera a permanência do executivo, que já era do mercado financeiro e atuou no BNDES. Leite enfatizou, porém, que a decisão cabe ao governador.
— Coutinho é um grande quadro, enorme colaboração, tecnicamente responsável. Sem dúvida nenhuma, considero a sua permanência. Estou analisando. Respeito todos os acionistas, mas é uma decisão do governador. Avançamos muito na governança do banco, que está com uma estruturação muito melhor. Saímos de R$ 2 bilhões pra R$ 8 bilhões em crédito para o agronegócio. Estamos buscando dar mais essa vocação. O banco que está se modernizando para buscar mais público jovem.
Na campanha, especialmente para ter o apoio do PT no segundo turno da eleição, Eduardo Leite se comprometeu a não privatizar o Banrisul. Porém, o assunto sempre aparece, com uma expectativa no mercado de que mude de ideia, como ocorreu com a Corsan. O governador, no entanto, afasta a possibilidade.
— Acho que o debate sobre privatização não devia ser tabu, mas assumi o compromisso político e a concessão... São gestos para defender uma agenda importante. Bom, se o banco vai continuar estatal, importante termos ele moderno, com a governança adequada, funcionando para cumprir o seu papel no Estado do Rio Grande do Sul. Mas o banco precisa estar saudável. Estou analisando e tomaremos a decisão no período adequado, que é neste mês de março.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna