
Para proteger turistas da incomodação, uma lei foi aprovada por vereadores de Canela proibindo a panfletagem e as abordagens na frente dos comércios. Norma anterior de 2017 permitia que ocorresse no "recuo" da sede ou de filiais, sem deixar claro o que isso significava e, portanto, abrindo margem para interpretações. Agora, segundo o autor do projeto, vereador Lucas de Azevedo Dias (PSDB), somente poderá se abordar consumidores dentro da sede da empresa, não sendo permitido nem mesmo em filiais ou outros pontos.
— Buscamos deixar a legislação 100% clara — disse.
O texto ainda precisa de sanção da prefeitura. Depois, entrará em vigor 60 dias após ser publicado no Diário Oficial do Município.
Recentemente, a coluna registrou um novo aumento de reclamações de turistas e comerciantes do município sobre abordagens agressivas, principalmente para venda de multipropriedades (cotas em imóveis). Presidente da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC Canela), Maurício Boniatti defendia regras mais rígidas. Entende que esta abordagem agressiva afasta os turistas da cidade, conhecida por ser acolhedora.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: fábrica de aviões, 1º Nacional fechado e indústria que contratará deportados dos EUA
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna