O projeto de um parque com 500 mil luzes no interior de Gramado, na serra gaúcha, foi embargado pela prefeitura por falta de licença ambiental e urbanística. Chamada de Lumni, a atração iria inaugurar em 15 de dezembro e prometia oferecer "mais de 12 hectares de circuito sensorial", com túneis, árvores e campos iluminados. À coluna, o secretário de planejamento do município, Rafael Bazzan, explicou que a solicitação de licenciamento foi para outra finalidade.
— Foi protocolada solicitação de licenciamento para restaurante e museu, ainda quando o antigo plano diretor falava que a atividade de parque temático não era permitida na localidade do projeto. Após denúncias da comunidade, foram realizadas vistorias e se constatou de que se tratava, sim, de um parque temático. Estava sendo feito um fracionamento do licenciamento — explica.
O embargo não significa, porém, que o parque não poderá abrir. Isso porque desde a segunda-feira (28), Gramado já opera sobre um novo plano diretor, que permite a atividade de parque temático na zona rural. Todavia, é preciso cumprir alguns critérios, como ter atividades vinculadas ao cotidiano rural. Também é preciso apresentar um Estudo de Impacto de Vizinhança, onde são analisados possíveis impactos e medidas mitigatórias.
— Entre as questões que mais preocupam a comunidade local e ao poder público, está o tratamento de efluentes. Ao fundo da propriedade onde o parque pretende se instalar, está o Arroio Tapera. O empreendimento instalou uma Estação de Tratamento de Esgoto sem licenciamento ambiental, portanto, sem a comprovação de que atinge os parâmetros necessários para o lançamento neste tipo de curso d´água — disse o secretário.
A coluna entrou em contato com o parque, mas não obteve retorno. Em suas redes sociais, postaram uma nota dizendo que, para se adequar ao novo plano diretor, estariam alterando a data de abertura, e que uma nova data seria anunciada em breve. Também informaram que quem já comprou ingresso receberá reembolso, além de um voucher gratuito para acessar a atração quando ela estiver pronta para abrir.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.