Novamente, o desconto para antecipação do IPTU de Porto Alegre veio baixo. Quem pagar com cota única até oito de fevereiro tem direito a 5%. Se tiver imóvel sem débitos e solicitou inclusão de CPF em notas fiscais de serviço, pessoa física pode alcançar abatimento de 11% na quitação à vista. Se optar por parcelar, pode fazê-lo sem juro em 10 vezes a partir de março.
Para o nível de juro da economia hoje, de 13,75% ao ano, 5% de desconto garantido é pouco. Contando com as variáveis para um abatimento maior, também fica menos ou quase elas por elas. Para 2023, a previsão é que a Selic, juro básico da economia, fique em 11,5%. Aplicações financeiras conservadoras facilmente pagam essa quantia ou mais para quem deixa o dinheiro guardado. No caso da poupança, uma das rentabilidades mais baixas, o retorno está em 7,19% em 12 meses.
A dica é, primeiro, conferir se tem direito ao desconto máximo, o que já está disponível na internet. Feito isso, compare o percentual com o retorno da aplicação financeiro na qual ficaria seu dinheiro ou com o desconto que conseguiria em antecipando uma eventual compra que faria com o valor. Opte pela antecipação se o desconto que a prefeitura está oferecendo for maior do que as outras duas opções.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.