O debate é forte, profundo e não vem de agora, tem décadas já. Enquanto a Europa fala em critérios de sustentabilidade para não importar tanto, o Brasil rebate que é protecionismo econômico. No geral, claro, nem todos têm a mesma opinião, de ambos os lados. A pauta é forte também aqui na Sial Paris, maior feira de alimentos da Europa.
Líder da missão empresarial gaúcha, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, entende que as exigências serão flexibilizadas no caso de uma crise dos alimentos. Segundo ele, elas valem quando a economia mundial "funciona bem":
- Quando não vai bem, aí vale quem tem para oferecer. Vide o gás neste momento. Eu disse em maio lá para os Holandeses (na missão empresarial sobre energia renovável que a coluna também acompanhou): está tudo muito bonito agora que está quente, quando novembro chegar e ficar frio na casa de vocês, vão pensar duas vezes antes de fazer restrições à Rússia.
O governo russo cortou fornecimento de gás à Europa. Esse é um dos principais motivos para a inflação, que superou 6% na França (o dobro do início do ano) e 10% na Zona do Euro, o que é um recorde, puxado pelo custo da energia. A chegada do inverno preocupa ainda mais. Neste domingo (16), milhares de manifestantes foram às ruas em Paris em protesto contra a alta de preços, se somando à greve dos petroleiros que já dura mais de 20 dias e provoca filas nos postos por falta de combustíveis.
- Com o alimento, é a mesma coisa. Se der para fazer tudo direitinho, vai. Mas, se não tiver, a população come o que der para ela. E o Brasil tem os dois: produto de alta qualidade e em quantidade.
A fabricação de alimentos e bebidas no Rio Grande do Sul atinge R$ 26,9 bilhões, segundo a Fiergs. Isso representa 27,3% de toda a indústria da transformação. São 4.552 empresas, que geram 148 mil empregos. O segundo maior grupo é químicos, com 10,4%. O Estado representa 9,2% do PIB do setor de alimentos no Brasil.
* A coluna viajou a Paris a convite da Fiergs. Leiam em Sial Paris tudo sobre a cobertura do evento.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.