Há mais de 10 anos, o gaúcho de Marau Marcelo Bortolon vem fazer galeto e polenta em Paris, na França. Formado em gastronomia, ele conta que faz a receita da família. Aliás, a farinha de milho também vem do Rio Grande do Sul, porque a daqui não dá polenta boa, diz ele.
- Eu via a mãe fazendo muita polenta. Na minha casa, se comia mais do que feijão. Trouxe a receita da família, mas com um toque mais delicado - conta Bortolon.
Ele acrescenta manteiga e queijo francês. Muitos que provam não acreditam que os ingredientes são tão simples, com a base de farinha de milho e água. Para servir, vai galeto e rúcula no prato.
São mais de 350 pratos por dia que o chef e sua equipe servem no estande da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) aqui na Sial Paris, maior feira de alimentos da Europa. O presidente da entidade, Ricardo Santin, é padrinho de Bortolon. Ambos são de Marau. Santin lembra que lançou o desafio ao afilhado quando precisava definir um cardápio para o estande, mas não queria um prato muito requintado, e sim algo ligado ao Brasil, ao Rio Grande do Sul. A provocação, então, foi criar em cima da tradicional dupla galeto com polenta, e deu certo!
Veja o vídeo da montagem do prato:
* A coluna viajou a Paris a convite da Fiergs. Leiam em Sial Paris tudo sobre a cobertura do evento.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.