Lembra quando o nutricionista orienta a deixar o prato bem colorido? Isso sinaliza variedade na alimentação, o que garante uma diversidade maior de nutrientes. Aqui na Sial Paris, maior feira de alimentos da Europa, se destacam entre os 7,5 mil expositores alimentos coloridos e integrais, com grãos e sementes que adicionam fibras à refeição.
Com uma provocação à indústria para que produza comida saudável, a feira deu muito mais espaço a esses alimentos na área destinada à inovação, chamada de Sial Innovation. Lá, está exposta a polenta pré-pronta, feita de farinha de milho, é claro, mas com leguminosas, como grão de bico e lentilha vermelha.
Massas e pães brancos chegam a perder a graça no meio de tantas opções coloridas e cheias de sementes. Beterraba e espinafre são os que mais aparecem, garantindo cores rosadas e verdes aos alimentos, além de agregar nutrientes essenciais para uma alimentação rica e saudável.
E há frutas para todos os lados. Boa parte de um dos enormes pavilhões é tomada por balcões com elas, especialmente as silvestres, como amoras e mirtilos. Há estandes de refrescos e balas do estilo "junk food" na Sial? Claro, ainda há muito mercado para eles. Mas não estão nas áreas que a feira coloca como a alimentação do futuro, como a Sial Innovation e o Future Lab.
* A coluna viajou a Paris a convite da Fiergs. Leiam em Sial Paris tudo sobre a cobertura do evento.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.