Menos ou nada de açúcar e aditivos artificiais é a toada do consumo na Europa. Não é conversa fiada, é realidade e tendência. A empresa que entender isso antes sai na frente. Parece ser o caso da Florestal, fabricante de doces com sede em Lajeado. Ela está expondo aqui na Sial Paris, maior feira de alimentos da Europa. O representante Felipe Vieira contou à coluna que a indústria está desenvolvendo balas mais modernas, gelatinosas, com pouco açúcar e com corantes naturais, que são de origem vegetal ou animal. Amostras foram trazidas ao evento para serem distribuídas e testadas por clientes europeus.
O produto tradicional, claro, ainda é vendido. Segundo Vieira, especialmente para a África, onde os consumidores ainda preferem balas duras e o "pirulito bola". Fundada em 1936, a Florestal emprega 800 pessoas e exporta 30% da produção. É dona das marcas de chocolate Caracol e Planalto, produzidas na serra gaúcha. As linhas de produção da unidade que sofreu um incêndio já estão praticamente recuperadas, diz Vieira.
* A coluna viajou a Paris a convite da Fiergs. Leiam em Sial Paris tudo sobre a cobertura do evento.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.