Colocada como contraditória por alguns, a dualidade da crise de alimentos e a exigência de sustentabilidade seguirá dando o mesmo peso para ambas, entende Audrey Ashworth, diretora da Sial Paris, maior feira de alimentos da Europa. À coluna, ela disse que o desafio de oferta e de preços da comida não mudará a exigência do consumidor que quer comer melhor.
Audrey concorda que a inflação é um obstáculo do setor de alimentos. Dois em cada 10 franceses disseram na pesquisa deste ano que não conseguiriam pagar mais agora para comer melhor. Esse índice era próximo de zero há dois anos. Porém, ela observa que há mais de 80% que podem gastar mais e querem alimentos mais saudáveis, recado que manda aos brasileiros que gostam de vender ao mercado europeu.
- Seis em cada 10 consumidores sabem que o que comem tem um impacto no mundo. Seremos cada vez mais e mais conscientes. A China veio menos à feira, também está exportando menos para cá. Está aí uma grande oportunidade ao Brasil - contextualiza ela.
Um quarto dos milhares de produtos enviados à feira é de "plant based", ou seja, à base de plantas. Isso vem crescendo e é uma tendência que não vai mudar, acredita ela, afirmando também que o consumo de carne de origem animal continuará existindo.
- Mas querem carne boa. E lembre-se dos três pilares do futuro da alimentação: prazer do sabor, saúde e ética social. Adiciona-se a isso preço acessível às pessoas e o digital, que não irá retroceder o que avançou na pandemia. A tecnologia blockchain ajudará a saber todo o caminho da comida, avançará a rastreabilidade - comenta a executiva.
Mas comida saudável é mais cara? Foi a pergunta final da coluna.
- Não! A inovação está aí para isso. Comida saudável é mais simples, tem uma lista de ingredientes pequena! Essa balanço precisa ser alcançado pelas empresas.
E um ponto importante que a diretora cita neste contexto é o combate ao desperdício:
- Um produto barato, se você pedir e não comer, fica caro.
* A coluna viajou a Paris a convite da Fiergs. Leiam em Sial Paris tudo sobre a cobertura do evento.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.