Como o desafio com a crise energética agravada pela guerra é o assunto da Hannover Messe, aqui na Alemanha, as fontes renováveis ganham cada vez mais espaço nos discursos. A ideia do governo alemão é levar a indústria não só a mudar o seu próprio consumo para a energia verde, mas tomar a dianteira como fornecedora da tecnologia necessária para isso no mundo. A meta é ter 65% da matriz renovável até 2030. Gerada do vento, a energia eólica tem uma boa fatia disso, especialmente o potencial que passa a ser mais explorado, que é o offshore. A instalação de aerogeradores no mar e em lagoas está nos planos do Rio Grande do Sul, assunto da entrevista de Dieter Soares, da alemã 8.2 BR, ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. A empresa tem escritório no Ceará e atua no Rio Grande do Sul. Soares, aliás, é gaúcho.
Qual a vantagem de instalar aerogeradores na água?
A primeira é a qualidade do vento, que é superior em alto-mar porque a velocidade é maior. Além disso, é mais constante. A segunda vantagem é que você pode instalar turbinas maiores.
Mas não tem um custo maior também?
Sim, mas compensa. O custo é uma ou até duas vezes maior, enquanto o aerogerador pode ser até três vezes maior na água do que em terra. Ele vai produzir a mais e também terá capacidade maior porque estará ventando mais.
Acredita no potencial dessas instalações no Rio Grande do Sul?
Sim. Primeiro, há o potencial de instalação que você consegue instalar muito mais aerogeradores com muito mais megawatts instalado em alto mar do que em terra. E tem menor problema de logística de instalação em alto mar, uma vez que tu conseguiria rebocar o aerogerador não interferindo em cidades ou em vias.
O aumento da conta de luz tem feito o pessoal instalar muito a energia solar nas suas casas, batendo números recordes. A energia eólica ficará viável para residências também?
Infelizmente, ainda não é tão vantajoso em pequenos negócios. Tem problemas de vibração para a casa, mas a solar é muito útil e compensa muito mais para pessoas que queiram instalar nas suas residências.
Ouça a entrevista na íntegra:
* A coluna viajou à Hannover Messe a convite da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.