Uma fábrica flexível foi o que se mostrou a unidade da Mercedes-Benz de Bremen, na Alemanha, que a coluna visitou nesta terça-feira (31) com uma comitiva de empresários brasileiros que veio à Hannover Messe, feira industrial. Criada em 1938, a unidade é a segunda maior da montadora no país, produz 1,6 mil carros por dia. Mas o interessante é que são 11 modelos diferentes, que são a combustão ou elétricos, que atendem especificidades do mercado alemão ou de outro país qualquer de destino. Para isso, a operação precisa ser bastante adaptável.
A unidade tem duas prensas gigantes de mais de 90 metros quadrados de comprimento cada, e que funcionam 24h por dia. São estruturas de 120 milhões de euros que automatizam a fabricação das chapas dos automóveis. Em menos de cinco minutos, elas mudam as prensas para se adaptar ao modelo seguinte. Nesta parte, porém, os visitantes não são autorizados a fotografar.
Mais de 12 mil pessoas trabalham no complexo, que tem até um corpo de bombeiros. A coluna visitou um pavilhão da etapa inicial, que é feita praticamente só por robôs. Já o segundo local, que é mais no final da linha de produção, tem muitos trabalhadores fazendo funções de acabamento. A unidade de Bremen serve para treinar profissionais da Mercedes do mundo todo.
A fábrica, porém, também enfrenta a falta de insumos, de chips a caixas plásticas para colocar a estrutura do carro. Atualmente, o cliente espera em média um ano pelo carro encomendado. A produção, porém, leva três dias e meio. A dificuldade de matéria-prima é um problema da indústria mundial, incluindo a automotiva. Agravou-se em 2021 e prolonga-se ao longo de 2022 devido à guerra.
* A coluna viajou à Hannover Messe a convite da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.