A guerra também tomou conta do discurso do presidente da Associação da Indústria de Engenharia Mecânica da Alemanha, Karl Haeusgen, na abertura da Hannover Messe, feira industrial que a coluna veio cobrir na Europa. Enfatizou que o setor seguirá apoiando as autoridades contra a Rússia, direcionando a sua fala ao chanceler alemão Olaf Scholz, que estava na plateia.
- Putin contava que a União Europeia e o Ocidente não agissem de forma coesa. Mas enganou-se. A indústria europeia mantém-se de pedra e cal do seu lado, chanceler. A política e a economia surgem como parceiros sólidos - enfatizou Haeusgen.
O empresário tocou em um assunto que está gerando debates e opiniões bem diversas na indústria: a nacionalização ou não de partes ou de cadeias produtivas inteiras. É um movimento contrário à globalização, provocado pela falta de insumos gerada pela pandemia, mas que se prolonga com a guerra no leste europeu e os lockdowns na China. Fez um apelo para que os políticos defendam os mercados abertos:
- Eles unem as pessoas e reduzem dependências perigosas. A globalização é o que faz as cadeias funcionarem. Não existe o que bata uma tecnologia livre em uma sociedade democrática.
Assim como o chanceler, o executivo disse identificar oportunidades para a indústria da Europa no cenário desafiador. É um setor com inovação, tecnologias inéditas e com apetite pelo risco.
No Brasil, no primeiro trimestre de 2022, quando a indústria de transformação recuou -4,8% em comparação com um ano atrás, todos os grupos por intensidade tecnológica ficaram no negativo. Alívio mesmo, só na indústria de média-baixa tecnologia, que foi a única a cair menos do que o agregado do setor, analisa o Instituto para Estudos do Desenvolvimento Industrial (Iedi). Em contraste, a contar pelos grupos de intensidade tecnológica intermediária, embora estejam no vermelho há menos tempo, o quadro teria sido pior, já que aprofundaram suas perdas.
* A coluna viajou à Hannover Messe a convite da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.