A abertura da Hannover Messe, tradicional feira industrial que acontece aqui na Alemanha, foi marcada por fortes críticas à Rússia e pelo senso de urgência em acabar com a dependência energética. Ou seja, a guerra na Ucrânia e suas consequências. Os empresários se mostraram apoiadores das autoridades contra Vladimir Putin, enquanto os políticos reforçaram a necessidade deste apoio. Entre eles, Olaf Scholz, chanceler alemão. Ele disse entender que as indústrias sentem o impacto econômico das sanções, mas afirma que seria muito pior se a Rússia atingisse seus objetivos.
- Estamos dando suporte às empresas, especialmente de energia. Haverá custos, mas muito inferiores aos que teremos se Putin levar adiante os seus desígnios.
A energia é o grande problema gerado na Europa pela guerra, já que a Rússia é um grande fornecedor. Indústrias chegam a parar por falta de gás, enquanto a alta do petróleo pressiona a inflação também aqui. No discurso, o chanceler defendeu que seja, então, o estímulo à transformação:
- O ataque da Rússia à Ucrânia marca o início de uma nova era. É a maior transformação desde a revolução industrial. Aumento dos preços do petróleo, gás e carvão também tem seu propósito econômico. Levam a acabar com a dependência energética.
A última parte do discurso foi destinada a como o governo alemão pretende apoiar isso, especialmente com incentivos. Foi garantia de Scholz assegurar benefícios às tecnologias "amigas do clima" e do futuro, pedindo que empresas parem de usar energia fóssil.
- Apesar dos desafios, é uma grande oportunidade para a indústria alemã. Vamos transformar a indústria juntos! - finalizou.
A Hannover Messe ocorrerá de segunda (30) a quinta (2). Está com 2,5 mil expositores, menor devido à pandemia. Não há expositores russos. Os que estavam inscritos foram cancelados.
* A coluna viajou à Hannover Messe a convite da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.