Após mais de duas décadas, o complexo Belvedere, em Porto Alegre, começa a se preparar para, finalmente, sair do papel. Moradores da região entraram em contato com a coluna, que confirmou que o terreno onde o empreendimento será erguido já está recebendo as primeiras intervenções, na fase de poda das vegetações. Na foto acima, já é possível ver um maquinário trabalhando na área.
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus), o complexo recebeu autorização de poda e transplante vegetal, além da licença inicial para abertura de vias. Pelo que a coluna checou com um empresário ligado ao empreendimento, o foco deste momento é na parte da vegetação. Ainda não há data para o início das obras.
O terreno que receberá o projeto é enorme. Estão previstos para a área, que fica na Avenida Tarso Dutra, no Bairro Petrópolis, duas torres de 32 mil metros quadrados, um shopping center de 146,5 mil metros quadrados e um hipermercado de 33,4 mil metros quadrados.
O projeto é da Condor, mas será realizado em parceria com outras empresas. O aporte financeiro, inclusive, será feito em conjunto, dividido entre as empresas. Há três anos, o investimento estimado era de R$ 850 milhões, mas esse valor certamente será maior. As licenças de instalação que faltavam foram emitidas no final de 2020. Relembre: Liberada obra do complexo de R$ 850 milhões que inclui shopping e hipermercado em Porto Alegre
Somando os postos de trabalho diretos e indiretos, nas obras e depois na operação dos empreendimentos, são 9.380 empregos estimados pelos empreendedores da Condor.
Shopping com outra pegada
Conforme a coluna noticiou em primeira mão, o projeto terá diversas mudanças em relação a sua ideia inicial. Uma delas é no perfil do shopping que será construído na área. Ele terá um foco muito grande em operações de serviço, além da tradicional vocação desses empreendimentos de varejo. A ideia é usar a segurança e a conveniência que esses empreendimentos trazem ao consumidor para que ele frequente os locais em busca de serviços. Nessa ideia, entram, por exemplo, operações de saúde, entretenimento e lazer em geral. Eventualmente, o cliente compra também, mas é atraído ao local por outros motivos. Saiba mais: Shopping do Belvedere terá foco em serviços; veja novas fotos do terreno
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.