Com mais de duas décadas para o projeto sair do papel, o Belvedere terá diversas mudanças em relação à sua ideia inicial. Uma delas, conforme apurado pela coluna, se refere ao perfil do shopping que será instalado no local. Ele terá um foco muito grande em operações de serviço, além da tradicional vocação desses empreendimentos de varejo. O parceiro do shopping ainda não está definido, mas negociações estão em andamento.
Essa nova "função" de shopping já vem sendo debatida pelo setor há alguns anos. A ideia é usar a segurança e a conveniência que esses empreendimentos trazem ao consumidor para que ele frequente os locais em busca de serviços. Nessa ideia, entram, por exemplo, operações de saúde, entretenimento e lazer em geral. Eventualmente, o cliente compra também, mas é atraído ao local por outros motivos também. Até mesmo porque o e-commerce acelerou o crescimento na pandemia. Então, oferecer serviços e experiências diferenciadas é o que garante o espaço do comércio físico.
O projeto do Belvedere é da Condor, mas será realizado em parceria com outras empresas. Afinal, além de um shopping, tem um hipermercado e ainda torres comerciais. O aporte financeiro, inclusive, será feito em conjunto, dividido entre as empresas. Há dois anos, o investimento estimado era de R$ 850 milhões, mas esse valor será recalculado e tende a ser maior.
O Belvedere
Após cerca de 20 anos de tramitação do projeto, foram emitidas no final de dezembro as licenças de instalação que faltavam para o complexo Belvedere, em Porto Alegre. Com elas, a obra pode ser iniciada.
O empreendimento será construído na Avenida Tarso Dutra, no Bairro Petrópolis, e contará com duas torres de 32 mil metros quadrados, um shopping center de 146,5 mil metros quadrados e um hipermercado de 33,4 mil metros quadrados.
Somando os postos de trabalho diretos e indiretos, nas obras e depois na operação dos empreendimentos, são 9.380 empregos estimados pelos empreendedores da Condor. Saiba mais na coluna: Liberada obra do complexo de R$ 850 milhões que inclui shopping e hipermercado em Porto Alegre
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.