Após a liberação das licenças que faltavam, o próximo passo do empreendimento Belvedere será atualizar algumas negociações e dar início a outras para o projeto sair do papel. Isso porque, afinal, o projeto tem mais de 20 anos. São necessários ajustes para acordos antigos e, também, era preciso ter a liberação para as obras para definições de novos parceiros. Sabe-se que, para o hipermercado, já se tem acordo alinhado com o Grupo Zaffari. Há conversas também com incorporadoras para as torres, mas ainda sem definição.
Esse processo de negociação deve ocorrer ao longo dos meses de janeiro e fevereiro. Algumas contratações tinham sido encaminhadas já em julho, quando saiu a licença de instalação para o hipermercado. Agora, foi a vez dos documentos finais para as torres e para o shopping.
Ainda não há data de início da obra, pois algumas dessas definições ainda precisam ocorrer antes. Outra parte essencial é tocar as contrapartidas acordadas entre os empreendedores e a prefeitura de Porto Alegre, que envolvem compensações ambientais e obras viárias no entorno do complexo no bairro Petrópolis. Aos poucos, portanto, os fornecedores serão contratados e os empregos, gerados.
Projeto da empresa Condor, o Belvedere terá, na totalidade, duas torres de prédios, um shopping e um hipermercado. Cada empreendimento terá seus parceiros, e os cronogramas precisam "se conversar". De qualquer forma, as licenças de instalação, chamadas de LIs, eram os documentos tão aguardados ao longo desses anos para o Belvedere virar realidade. E, agora, elas saíram com a força-tarefa formada pelo secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Germano Bremm.
O investimento no Belvedere é estimado em R$ 850 milhões, mas o valor pode aumentar. Ele ficará na Avenida Tarso Dutra, 500, no bairro Petrópolis. Somando os postos de trabalho diretos e indiretos, nas obras e depois na operação dos empreendimentos, são 9.380 empregos estimados pelos empreendedores.
Saiba mais na coluna: Liberada obra do complexo de R$ 850 milhões que inclui shopping e hipermercado em Porto Alegre
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.