O diesel está subindo, como a coluna havia alertado ainda em dezembro. Aumentos de R$ 0,10 estão sendo repassados às transportadores e aos postos nesta semana. Pode vir mais por aí. O aviso de distribuidoras no mês passado apontava para uma alta de R$ 0,20, com a mudança na política de comercialização do biodiesel pela ANP.
Até então feita por leilão público, ela passa, agora em janeiro, a ser por contratação direta do produto pelas distribuidoras. Produtores dizem que isso retira a previsibilidade e pode provocar problemas de abastecimento. Recentemente, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu pela manutenção dos 10% de biodiesel no diesel para 2022, citando preços mais altos da matéria-prima do biocombustível como motivo.
Embora o diesel não tenha impacto grande direto nos consumidores, tem forte efeito em cascata na inflação. É o principal custo do transporte de cargas, principal modal logístico usado no Brasil. Na última medida de preços, a Petrobras reduziu o preço da gasolina, mas não alterou o do diesel nas refinarias.
Vice-presidente de Transportes do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs) e sócio da Tomasi Logística, Diego Tomasi estima uma alta média de 7% nos fretes para os próximos dias. Além do impacto do aumento do diesel, principal custo das transportadoras, tem o aumento do IPVA, que superou 25% para caminhões.
E mais, Sulgás e Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) estão definindo quanto do aumento de 50% da Petrobras para o gás natural será repassado a clientes gaúchos. Pode ficar perto de 40%. O combustível, apesar de ser de origem fóssil, tem sido adotado por frotas de caminhões com um apelo de economia e menor poluição de meio ambiente.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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