O consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre teve de cancelar — e, em alguns casos, já reagendou — entrevistas para emissão do visto norte-americano por conta do aumento de casos de covid-19. A coluna recebeu dois relatos de pessoas que iriam ser entrevistadas entre os dias 12 e 14 de janeiro, mas que tiveram o agendamento remarcado. Em um dos casos, o leitor veio de Curitiba, no Paraná, e recebeu o aviso de reagendamento com apenas um dia de antecedência. Ele já tinha gasto R$ 2,6 mil para chegar até Porto Alegre.
Em nota enviada à coluna, a assessoria de imprensa do consulado-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre falou que, "devido à falta de pessoal relacionada a questões de saúde, algumas entrevistas tiveram que ser reagendadas devido às consequências da Covid-19" (leia a nota na íntegra abaixo).
O consulado falou ainda que o reagendamento das entrevistas é o último recurso utilizado e que as equipes consulares o comunicam com a maior antecedência possível.
"Sabemos também que muitas pessoas precisam viajar distâncias significativas para comparecer às entrevistas de visto. Pedimos a todos os solicitantes para que, antes de ir para sua entrevista, verifiquem o e-mail utilizado no momento do agendamento para que se certifiquem se receberam ou não uma mensagem da seção consular no status do seu agendamento. As equipes estão trabalhando para agilizar as entrevistas daqueles que precisam viajar a um Consulado, e também vão acelerar o reagendamento das entrevistas dos mesmos, se for necessário", diz parte da nota.
Se a entrevista foi cancelada sem agendamento automático, o solicitante precisa reagendar manualmente para as datas disponíveis no sistema. Se precisar marcar para uma data mais próxima, mas que não está disponível, é preciso acessar o cadastro junto ao sistema de agendamento e selecionar a opção “solicitar entrevista de emergência”.
Uma maneira de tentar antecipar a entrevista é fazendo encaixe em possíveis desistências. Mas, para isso, o site precisa ser acompanhado com frequência. Mesmo para renovação, o consulado tem chamado para entrevistas. Veja a dica da coluna: Visto EUA: como consegui agendar entrevista ainda para 2021
O consulado americano voltou a realizar entrevistas em novembro de 2021, depois de ficar quase dois anos apenas realizando o serviço de maneira emergencial. A etapa é obrigatória para se obter o visto de entrada no país da América do Norte.
Leia a nota na íntegra assinada pela assessoria de imprensa do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre:
"Assim como outros setores, as equipes consulares de vistos de não imigrantes da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil estão sentindo o impacto da rápida mudança no cenário da saúde. Devido à falta de pessoal relacionada a questões de saúde, algumas entrevistas tiveram que ser reagendadas devido às consequências da Covid-19.
O reagendamento das entrevistas é nosso último recurso, e as equipes consulares comunicam, com a maior antecedência possível, o reagendamento das entrevistas dos solicitantes. Sabemos também que muitas pessoas precisam viajar distâncias significativas para comparecer às entrevistas de visto. Pedimos a todos os solicitantes para que, antes de ir para sua entrevista, verifiquem o e-mail utilizado no momento do agendamento para que se certifiquem se receberam ou não uma mensagem da seção consular no status do seu agendamento. As equipes estão trabalhando para agilizar as entrevistas daqueles que precisam viajar a um Consulado, e também vão acelerar o reagendamento das entrevistas dos mesmos, se for necessário.
Se o agendamento for cancelado, o solicitante pode reagendar para uma data mais próxima disponível. Se uma entrevista mais próxima for necessária, o solicitante deve acessar o cadastro junto ao sistema de agendamento e selecionar a opção “solicitar entrevista de emergência”. Continuaremos a oferecer serviços de alto nível aos solicitantes de vistos no Brasil."
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.