A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil voltou a oferecer datas para entrevistas em consulados nesta semana, entre eles o de Porto Alegre. A etapa é obrigatória para se obter o visto de entrada no país da América do Norte.
Segundo agências especializadas, foram oferecidas no consulado da Capital novas datas nesta segunda-feira (25) ainda para 2021. Mas, com a procura intensa, as opções para este ano se esgotaram. A expectativa é de que mais vagas sejam oferecidas, dando possibilidade para se antecipar o procedimento.
— Nós antecipamos todos os clientes para as datas mais próximas disponíveis. Então, não temos mais ninguém com entrevista marcada. As pessoas que estão fazendo por conta podem acessar o sistema e antecipar os seus agendamentos também — explica Thiago Michaelsen, sócio da Agência Sul Vistos.
Também chegou a ser suspenso durante o dia o pagamento de taxas consulares para novos processos, o que acabou sendo retomado no começo da noite. Procurado por GZH, o consulado não se manifestou e informou que uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (27) vai tratar do assunto.
Até a noite desta terça (26), ainda havia opções para 2022, mas a expectativa era de que terminassem nas próximas horas. A fila, que chega a fevereiro de 2023, foi gerada pelo fato da emissão de novos vistos estar praticamente parada desde maio de 2020 por conta da pandemia.
A Embaixada informou que as entrevistas serão retomadas em 8 de novembro, dia da reabertura das fronteiras a viajantes. As regras preveem que os estrangeiros devem estar completamente imunizados e precisam apresentar o comprovante de vacinação, além de um teste negativo para a doença, antes de embarcar.