A possibilidade de uma viagem de trabalho para os Estados Unidos no início de 2022 e a retomada dos atendimentos no consulado de Porto Alegre colocaram a colunista na correria para renovar o visto. Há três dias, dei início à tramitação. Lembre-se de que o primeiro passo é aquele já antigo e tradicional: preencher o formulário DS-160, que é bastante detalhado e exige muita atenção. Demorei quase 1h30 para terminá-lo. Tenha documentos em mãos, anote os dados que o sistema e informa e vá salvando sempre o preenchimento porque é preciso refazer o login a cada período de tempo.
Depois disso, tem que criar a conta de solicitante. Aí, meu processo ficou em compasso de espera por quase um dia. Não conseguia encontrar os links para fazer o pagamento da taxa de visto (que fica bem cara na conversão com o dólar nas alturas, deixe o bolso preparado). Achei até que estava procurando no lugar errado, mas quando consegui ligação pelo telefone de atendimento informado no site da Embaixada dos Estados Unidos, soube que o sistema estava com problemas mesmo. Segui tentando até que, algumas horas depois, apareceu a opção de pagamento.
O próximo passo era agendar a entrevista, que, no meu caso, será no Consulado de Porto Alegre, mas há outras cidades entre as opções. Tinha me assustado com as previsões que vinham sendo dadas, mas as datas disponíveis eram bem mais próximas do que as projeções. De largada, à tarde passada, agendei para junho de 2022. Desde então, fico consultando - com muita persistência - o sistema neste site a cada hora praticamente. Hoje cedinho, antes das 6h, consegui uma data no finalzinho de dezembro de 2021. Outro colega antecipou a dele para janeiro de 2022.
A tendência é de que sejam abertas mais vagas com a retomada do atendimento. As fronteiras serão abertas aos viajantes em 8 de novembro. Além disso, há desistências a todo momento. Há pouco, achei datas disponíveis para fevereiro de 2022. Fique atento ao sistema e, caso tenha contratado um prestador de serviço para fazer o visto por você, cobre que ele atualize a disponibilidade de datas com frequência para encaixá-lo mais perto.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.