"Safety is the new chic" ou "Segurança é o novo chique" é a frase ilustrada com imagens de cuidados da pandemia e que está em vários locais do hotel onde a coluna está hospedada em Nova York para cobrir a NRF, feira de varejo que acontece há 112 anos. O comprovante de vacinação também está junto do passaporte para facilitar. Sem ele, não se entra em diversos locais. Nem no Harvard Club, onde tivemos a apresentação das visitas técnicas do grupo FFX Experience.
Ainda assim, o desafio - na saúde e na economia - é grande. São mais de 145 mil internações de covid-19 nos Estados Unidos. A Casa Branca divulgou dois gráficos que mostram a disparada nas contaminações e nas hospitalizações de não vacinados em Nova York. O primeiro caso da Ômicron foi detectado aqui em 1º de dezembro.
"Nossas vacinas são a ferramenta mais poderosa contra a covid-19 e todas as variantes. Tome a vacina. Tome os reforços.", diz o comunicado da Casa Branca.
Economista-chefe da National Retail Federation (NRF - Federação Nacional de Varejo), Jack Kleinhenz admite que a Ômicron traz incerteza e que pode agravar a inflação de 7% de 2021 - a maior em 40 anos aqui. Porém, ele não acredita em novos fechamentos. Enquanto isso, diversas lojas reduziram a quantidade de clientes. A própria feira da NRF terá em torno de 25 mil visitantes, a metade do normal.
Kleinhenz diz que cada variante nova, claro, faz a economia pisar no freio. Porém, cada desacelerada dessas têm sido menos intensa. Ele identifica isso mesmo que a experiência dos últimos dois anos ainda não seja suficiente para fazer um modelo econômico capaz de gerar projeções de como a economia responde a uma pandemia.
E por que a pressão sobre a inflação? Segundo ele, as pessoas estão ficando mais em casa, substituindo novamente o consumo de serviços pelo de produtos, o que ocorre em um cenário global de escassez de insumos e de gargalos logísticos. Menos oferta, preços maiores.
Sobre 2022, ele diz:
- Será outro ano muito desafiador com uma incerteza substancial.
Fica, então, a deixa para a NRF deste ano. O que varejistas estão fazendo que deu certo e quais são as tendências de negócios e da economia. A coluna trará essas informações ao longo dos próximos dias na quarta cobertura que faz desse tradicional evento mundial de varejo. Afinal, Ômicron e inflação, desafios dos Estados Unidos, também são obstáculos no Brasil
* A coluna faz a cobertura da NRF a convite do Sindilojas Porto Alegre e da CDL Porto Alegre.