Qualquer fã do seriado Friends já se imaginou morando no apartamento da Monica Geller, em Nova York. A boa notícia é que os gaúchos poderão ter uma experiência semelhante por aqui mesmo. Um apartamento temático que recria o principal cenário da série está sendo colocado para alugar em Porto Alegre.
É o "Apê da Monica", projeto idealizado pela publicitária Giovanna Berti Previdi e sua família no bairro Petrópolis. Segundo ela, a ideia surgiu ainda em 2020, quando seus pais cogitavam a ideia de construir uma casa para locação no Litoral.
— Aí, eu sugeri que fosse algo temático como diferencial, porque há milhares de casas para locar na praia. Surgiu a ideia do apartamento da Monica, de Friends, e eles toparam. Meus pais não conheciam a série, mas eu usei vários argumentos que os convenceram: falei que é uma série global, que as pessoas amam, e que não é uma moda passageira — conta Giovanna.
No meio do caminho, porém, a família teve que adiar o projeto para ajudar no tratamento de câncer do pai de Giovanna, que acabou falecendo neste ano. Alguns meses depois, enquanto seu namorado, Alexandre, procurava por um novo apartamento para morar em Porto Alegre, a ideia de construir o espaço temático voltou.
— Eu estava olhando com ele apartamentos e, por um acaso, apareceu um que parecia perfeito para Monica. Era um empreendimento pequeno, de seis pavimentos, assim como o da série. E o elevador do prédio vai até o quarto andar, e do quarto ao quinto andar, tem que subir de escada. Isso foi essencial, porque, para o apartamento de Monica, fazia sentido ter escadas. Mostrei para minha mãe e para meu irmão, e eles toparam. Decidiram fazer comigo. Meu pai teria apoiado. E foi assim que começamos.
Do momento da compra do apartamento, entre o final de julho e início de agosto, até agora, foram meses de muito trabalho para deixar o espaço com a cara da casa de Monica. Foi um trabalho coletivo.
— Meu irmão é engenheiro civil e ficou responsável pela planta, tivemos que derrubar e construir paredes. A minha mãe entende muito de decoração, por gostar de pintura, foi ela que pintou as portas, colocou o piso, pintou os móveis. Eu fiquei responsável pela parte "cenográfica". No meio disso tudo, assisti novamente todos os mais de 200 episódios, com papel e caneta na mão, anotando, olhando os detalhes da decoração.
A ideia da família é que a experiência seja imersiva. Por isso, há muitos detalhes, como quadros e pôsteres, que remetem à série. Muitos móveis e itens de decoração foram garimpados e depois restaurados para ficarem parecidos com os do seriado. Em algumas partes da casa, como na cozinha, a família contratou profissionais para fazerem sob medida.
Apesar de o cenário ser muito semelhante, Giovanna reforça que a pretensão do projeto não é fazer uma casa exatamente igual à da Monica:
— A planta é muito menor do que o apartamento original. Essa também foi uma das questões que a gente foi falando. Não temos objetivo de ter uma recriação fiel. Até a disposição dos móveis não vai conseguir respeitar exatamente. Mas dentro das possibilidades, com essa limitação, quisemos fazer o mais fidedigno possível.
Locação
Já tem bastante gente procurando Giovanna para locar o espaço, mas as reservas estarão abertas a partir da metade de dezembro pela plataforma AirBNB ou pelo e-mail do local. Como a política da empresa de locação é só divulgar o endereço exato depois que é o imóvel é locado, a publicitária não pode falar em que rua do bairro Petrópolis ficará o apartamento temático. Segundo ela, trata-se de uma rua pequena, bem residencial, e que o próprio prédio é pequeno e silencioso. No local, poderão se hospedar até quatro pessoas por vez.
— São dois quartos pequenos, porque a gente priorizou a sala e a cozinha. Mas quisemos fazer os dois quartos, assim como na série. Tem o banheiro com banheira. A única coisa que não tem é o terraço, que é um cômodo importante na série, mas conseguimos fazer uma área anexa com uma janela, e essa janela tem a mesma vista que o terraço, pois colocamos um adesivo de larga escala. Fica muito parecido — conta.
Inicialmente, o valor da diária para quatro pessoas será na faixa de R$ 600. Segundo Giovanna, o valor do investimento no projeto — feito com recursos próprios — ainda está sendo calculado. Durante os fins de semana, haverá exigência de, no mínimo, duas diárias.
— Sei que nessa faixa de valor, tem lugares maiores, mas estamos oferecendo não só hospedagem, mas uma experiência temática. Estamos recebendo bastante mensagens. Eu até imaginava, como fã de Friends, que as pessoas iriam querer locar. Mas queremos começar devagar, não temos necessidade de lucrar e receber o dinheiro do investimento imediatamente. É um projeto pessoal. A ideia é ir alugando aos poucos para ver como está sendo a experiência das pessoas. Queremos fazer as coisas de maneira correta e tranquila.
Pelo que a coluna viu nas fotografias, o espaço é bem parecido com o cenário da série, e provavelmente receberia o selo de perfeccionismo de Monica.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.