Foi autorizada a construção de um novo complexo residencial e comercial para a região do 4º Distrito, em Porto Alegre. O 4D Complex House terá um investimento de R$ 220 milhões e terá capacidade para circulação de 4 mil pessoas. A aprovação foi dada pela Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus).
O projeto é da ABF Developments, uma construtora e incorporadora com 15 anos no mercado. Segundo a empresa, a ideia é misturar arte, cultura, música, gastronomia e arquitetura disruptiva. A primeira fase será lançada em janeiro e a segunda, em dezembro de 2022. Estão previstos 500 empregos diretos, além de outros 800 a mil indiretos.
A arquitetura realmente chama a atenção. O projeto de Ronaldo Rezende tem formato de escada e é possível notar, pelas imagens disponibilizadas, que há espaços semelhantes a terraços em cada pavimento. Além dos lofts, que terão entre 17 e 59 metros quadrados, a parte residencial contará com dois rooftops (terraços) com piscina e um "palco sunset", além de espaços compartilhados de trabalho, cozinha, academia e lavanderia. Haverá, ainda, bicicletário, sala para receber delivery e locação de bicicletas e patinetes.
Na primeira fase, o complexo prevê também uma área com 32 salas comerciais, oito lojas e um galpão de 2 mil metros quadrados, onde será possível realizar eventos. É o que a empresa está chamando de "Galpão Food Beer Hall". Também será construído um boulevard de dois quilômetros cercado de árvores, que ligará o empreendimento ao bairro Moinhos de Vento.
O secretário da Smamus, Germano Bremm lembra que o projeto urbanístico do 4º Distrito deve ser enviado à Câmara de Vereadores no início do próximo ano:
- A aprovação de empreendimentos na região com contrapartidas que qualifiquem o entorno segue a estratégia do governo de recuperar a área - complementa Bremm.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.