Empresa conhecida por empreendimentos comerciais e até por um hospital em Porto Alegre, a Dallasanta fecha 2021 recuperando a ocupação dos seus centros comerciais. Dos 76% que tinham no final de 2020, está agora com 93%. Ou seja, a vacância caiu de 25% para 7%.
São 18 centros comerciais administrados pela empresas. Neles, estão espaços para 233 lojas. O resultado atual supera os números de antes da pandemia. Em 2019, a empresa tinha 88% dos espaços comerciais locados.
A coluna pediu que a Dallasanta listasse as medidas tomadas pra isso. Segundo ela, foi realizada uma campanha especial no segundo semestre junto com as imobiliárias para trazerem novos lojistas. Também foi registrada pouca perda desde maio, atribuída à maior flexibilidade de negociação, especialmente quanto ao índice de reajuste IGP-M, que chegou a bater 35%. Foram dados carência e descontos no aluguel para novos lojistas terem fôlego no início da abertura das operações.
Uma variação no mix de operações também é destacada pela empresa. Um exemplo é a instalação do Colégio Gabarito com Ensino Médio no Paseo Zona Sul.
- Além da escola, nossos malls receberam outros lojistas na área de serviços financeiros, de saúde e bem-estar. Nós acreditamos que cada vez mais os espaços ao ar livre e abertos de comércio e serviços serão as referências para a rotina das pessoas - comenta Pedro Dal Magro, sócio da Dallasanta.
Entre a Avenida Borges de Medeiros e a Orla do Guaíba, o Trend Mall Boutique passou a se chamar Trend Orla. A mudança acontece para que o centro comercial se conecte mais com o público que frequenta os novos espaços criados na orla. Três novos espaços no segmento do esporte chegam ao empreendimento: a Koncept Inline (especializada em patins e roller), a Place Skate Shop e o Espaço Pedalegre, loja montada pela Dallasanta para um grupo de ciclismo amador de Porto Alegre.
Na Capital, a Dallasanta é dona, por exemplo, do Hospital Humaniza, do Edifício Guaspari e do Cine Avenida, além de administrar o Paseo Zona Sul e o Trend Orla. Em Canoas, ela tem participação no ParkShopping e, em Nova Santa Rita, ela tem participação no 3SB Parque Logístico, onde a Amazon instalou seu centro de distribuição no ano passado. Recentemente, decidiu apostar na construção de um condomínio de 20 hectares no Litoral. Ela também trabalha na revitalização do Nova Olaria, relembre: Nova Olaria: projeto prevê modernização do cinema, área comercial maior e prédios residenciais
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.