A produção da indústria gaúcha cresceu 0,7% em setembro sobre agosto. Pela revisão do IBGE, o mês anterior também trouxe um avanço. São boas notícias considerando o arrefecimento na retomada que o setor vinha demonstrando desde o início do ano. Ainda assim, o patamar de produção está 2,3% abaixo do pré-pandemia.
Frente a setembro de 2020, houve retração de 4,4%, no entanto. No terceiro trimestre, a queda foi de 0,8%. Além de menos intenso do que São Paulo - principal parque industrial do país - , o recuo da indústria gaúcha atingiu menos setores: 38% de seus ramos, segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). Entre os que pior se saíram, estão veículos e fumo e, entre os melhores resultados, estão couros e calçados e máquinas e equipamentos.
No acumulado de 2021, a produção da indústria gaúcha avançou 12,7%. Os setores com maiores contribuições positivas no comparativo do acumulado no ano foram: máquinas e equipamentos (42,4%), metalurgia (31,5%), produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (30,9%), preparação de couros e artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (29,6%) e móveis (20,6%). De outro lado, as maiores variações negativas foram percebidas nos segmentos de veículos automotores, reboques e carrocerias (-7,7%), produtos do fumo (-3,9%) e produtos alimentícios (-0,8%).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.