O Rio Grande do Sul passou a ter geração de energia solar em telhados e pequenos terrenos em todos os seus 497 municípios. O único que faltava era Aceguá, que registrou uma instalação no último dia 14 de outubro, conforme registro no sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a atualização do mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Rio Grande do Sul é o terceiro Estado brasileiro com maior potência na geração própria. Ele segue disputando com São Paulo o segundo lugar. Na liderança do ranking, figura sempre Minas Gerais.
Aqui no Estado, já são 894,7 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Com isso, os gaúchos respondem por 12,2% de todo o parque brasileiro de energia solar na modalidade. São cerca de 89 mil conexões, com 111.751 consumidores com redução na conta de luz.
- Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio Grande do Sul a atração de mais de R$ 4,6 bilhões em investimentos, geração de mais de 26,8 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,1 bilhão aos cofres públicos - estima Mara Schwengber, coordenadora da Absolar no Rio Grande do Sul e diretora Solled Energia.
E leia também:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.