Com a conta de luz subindo sem parar, a pergunta que mais tenho recebido nas últimas semanas é: quanto custa para instalar um sistema de geração de energia solar em casa? Não existe uma resposta que vale para todos, pois os valores variam muito. A principal influência, claro, é o consumo da família.
- Já instalei sistemas em casas que custaram R$ 60 mil, assim como tive casos com um custo de R$ 15 mil - comenta a coordenadora da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) no Rio Grande do Sul, Mara Andréa Schwengber.
Muitas vezes, o consumidor informa o tamanho da casa em busca de uma ideia de valores. Só que isso não influencia. Pode ser uma casa pequena, mas com chuveiro elétrico, diversos aparelhos de ar condicionado, piso e piscina aquecidos, exemplifica Mara. Ao mesmo tempo em que uma casa grande pode ser ocupada por uma família que não usa nem máquina de secar roupa. O tipo de telhado tem pouca casa influência, diz ela. Pode variar um pouco na estrutura e no material elétrico, mas é um valor baixo dentro do custo total. O tempo de retorno do investimento tem ficado entre quatro e cinco anos.
Então, o primeiro passo é fazer orçamentos com empresas que tenham boas indicações. Considere também que seu consumo pode aumentar e pondere isso com na hora de solicitar as simulações.
- Muitos consumidores veem a redução enorme na conta de luz e passam a consumidor mais energia, mas o equipamento que instalaram pode não ser suficiente para este novo comportamento - alerta a coordenadora da Absolar.
Depois disso ou mesmo com a intermediação da empresa de energia solar, simule financiamentos com instituições financeiras. Em vários casos, a economia da conta de luz paga a prestação do empréstimo e ainda sobra dinheiro. Isso depende, claro, do valor e da sua relação como cliente com o banco.
A executiva da Absolar alerta, no entanto, que o preço está subindo. Em um ano, com o aumento global dos insumos, houve uma alta média de 12%. Agora, o setor identificou uma elevação no consumo pela China, o que sobe demanda, deixando o equipamento mais caro. O país já é o maior produtor mundial de energia solar.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.