Em tempos em que se teme racionamento e até apagão em horários de pico de consumo, surge a dúvida se quem gera energia solar fica sem luz no caso de um blecaute. Depende. Mas, na maioria dos casos, fica no escuro mesmo. Isso porque a legislação brasileira determina que o inversor seja desligado quando tem queda de energia. O equipamento é o que converte a energia captada pelas placas fotovoltaicas para os padrões das tomadas.
Esse desligamento ocorre automaticamente. O consumidor não precisa fazer nada. Assim como o sistema é religado quando a energia é restabelecida. Sócio-diretor da Ecosul Energias, Alan Spier explicou à coluna que isso ocorre por motivos de segurança:
- Um técnico, por exemplo, poderia mexer na sua rede sem saber que ela está funcionando por achar que está sem energia pela queda.
Então, mesmo que a casa ou empresa esteja gerando energia naquele momento, ela fica sem luz porque o inversor se desliga. Quando é noite ou dia nublado também fica sem luz, claro, pois a energia é puxada da rede elétrica.
Porém, já há alguns sistemas off-grid que são ligados a uma bateria, onde é armazenada a energia solar gerada. Spier explica, no entanto, que precisa ser paralelo ao da rede elétrica:
- A legislação não permite sistemas híbridos, nos quais o consumidor escolheria qual fonte usar naquele momento para o aparelho ou lâmpada.
Só que ainda são poucas baterias em funcionamento. Elas custam caro e têm durabilidade de poucos anos. Mas a tecnologia avança acelerada. O empresário crê que elas estarão muito mais acessíveis e de uso disseminado em um período de cinco a 10 anos.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.