Uma gigante gaúcha do setor calçadista deu um passo grande no trabalho que tem feito pela sustentabilidade. Na prática, até 2025, todos os fornecedores da indústria terão de ser auditados como "sustentáveis". Para isso, a Calçados Beira Rio já chamou 50 dos seus principais fornecedores e passou as diretrizes. Atualmente, a empresa conta com 9 mil empregos diretos e 25 mil indiretos distribuídos entre as 11 fábricas instaladas no Rio Grande do Sul. Ela entrou para um programa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
— Ela já vem há muitos anos com práticas sustentáveis. Certificaram em quatro meses, porque já tinham ações implementadas. Agora, estão trabalhando para fornecedores, porque se sentem mais seguros. Assim, fecham o ciclo do programa - diz a gerente de marketing da Assintecal, Aline Santos.
O projeto Origem Sustentável foi criado ainda em 2013 e tem parceira da Universidade de São Paulo (USP). Tem, atualmente, as categorias bronze, prata, ouro e diamante. Quem fiscaliza os indicadores são empresas de auditoria.
— No social, é analisado se há documentação básica, as condições de trabalho, se há mão de obra local, transparência com cliente. No ambiental, se a empresa tem todas licenças, controla consumo de energia, de água, de resíduos, questão de energia reversa, etc — lista Aline.
Outras indústrias que participam do projeto: Bibi, Piccadilly, Vulcabras, Box Print e Caimi&Liason. Mais 35 estão em processo de certificação, como Usaflex, Pegada, Schutz, Via Marte e Grendene.
— Olhamos olha para o mercado de calçados da Itália e vemos design. Olhamos para Alemanha e vemos tecnologia. Para os Estados Unidos, a questão do marketing. O Brasil pode se diferenciar pela sustentabilidade — finaliza Aline.
Sobre sustentabilidade da Beira Rio, leia também: Gigante gaúcha vai gerar energia de sobras de calçados com tecnologia pouco usada no país
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.