Um alerta para as bombas... de combustíveis. Em uma mudança clara e forte de discurso voltada ao mercado, o presidente Jair Bolsonaro avisou, na sexta-feira (22), de que um novo reajuste dos combustíveis pela Petrobras é "iminente" e, ontem, alertou que ele ocorrerá nesta semana. Deixou claro que não fará intervenção nos preços, afirmando que congelar preços é pior depois e que o governo pagaria pela interferência na estatal. Até mesmo porque se ele mantivesse a intenção de mexer na política de preços, o câmbio ficaria ainda mais estrangulado, provocando novo aumento. E aí, como se sabe, o impacto não é só nos combustíveis.
A alta do dólar e do petróleo deixa a gasolina nas refinarias daqui 20% defasada em relação ao Exterior. Em tempos normais, a estatal não deixaria passar de 15% sem aumentar, mas os combustíveis estão estrangulando a inflação.
Quando aumenta o preço na bomba, tem elevação da carga tributária. Com o maior peso e por mais que não tenha elevação de alíquota, o ICMS a ser recolhido é calculado em cima do preço de pauta, que é atualizado conforme variam os valores cobrados nos postos de combustíveis. De tributos federais, a gasolina ainda paga Cide e PIS-Cofins.
Para novembro, ainda há a pressão das cotas que a Petrobras estabeleceu às distribuidoras porque encomendas superaram capacidade de produção. Se as empresas tiverem que importar combustíveis, ele virá ainda mais caro. Veja o que Bolsonaro falou sobre a política de preços: Gasolina sobe de novo nas bombas e Bolsonaro entende que mais um reajuste da Petrobras é iminente
Aqui, confira entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, Rádio Gaúcha, do presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do RS (Sulpetro RS), João Carlos Dal’Aqua:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.