Fabricante de pneus para veículos pesados, como caminhões e tratores, a Prometeon vai expandir pela segunda vez neste ano a produção da unidade que tem em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Será ampliada em 30% a produção de pneus agrícolas. Para isso, serão contratados 40 novos trabalhadores. A operação já tem 2,2 mil funcionários. O anúncio foi feito pela direção da empresa em reunião no Palácio Piratini.
Em junho, conforme a coluna noticiou na época, a empresa já tinha aberto 210 empregos para aumentar os dias de produção na semana. Naquela ocasião, o investimento foi de R$ 5,6 milhões. Desta vez, o aporte financeiro não foi divulgado. Pouco antes, a Prometeon também anunciou aumento de produção em Santo André (SP), onde tem outra planta fabril. Com atuação mundial, o grupo tem quatro fábricas, três centros de pesquisa e emprega 7,3 mil pessoas.
Somando os dois anúncios, a Prometeon deverá ter uma produção adicional de 310 mil pneus em 2022 e 2023. Com isso, Gravataí ultrapassará a marca de 1 milhão de pneus produzidos ao ano a partir de 2022.
A Prometeon foi criada a partir da Pirelli, mas hoje é uma empresa separada e apenas usa a marca licenciada para o produtos. Nos dois últimos anos, chegou a se negociar a venda da Prometeon para a japonesa Yokohama. A Prometeon manteve a unidade de Gravataí mesmo após o anúncio de fechamento da fábrica da Pirelli que produzia pneus para motos: Pirelli encerra produção na fábrica gaúcha que começou a operar há 45 anos
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.