O setor de serviços avançou 1% em abril sobre março no Rio Grande do Sul. Foi uma alta superior à nacional (+0,7%), mas ainda sem retomar o patamar de fevereiro. É importante lembrar que março teve fortes restrições da pandemia, que começaram a ser flexibilizadas no dia 22 daquele mês.
Em relação a abril de 2020, o avanço é de 26%. Mas a base é baixíssima, porque o impacto da pandemia foi muito forte naquele mês nas atividades econômicas.
"As receitas do setor de serviços iniciaram uma recuperação em abril, num ritmo um pouco melhor que o esperado pelo mercado, mas ainda modesto.", analisa a Quantitas Asset.
O acumulado de 12 meses ainda traz uma queda de 8,9%. Esse resultado é puxado pelos serviços prestados às famílias, que incluem hotéis e restaurantes, duramente impactados por restrições.
"Para maio, se espera um crescimento bem mais forte dos serviços por conta do ritmo maior de reabertura e resiliência do consumo. Indicadores coincidentes apontam uma recuperação para níveis superiores ao pré-fechamento de março.", completa a análise da gestora de fundos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.