Para incentivar o consumidor a comprar o que é fabricado aqui, o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs) desenvolveu uma etiqueta que indicará as roupas feitas por empresas gaúchas. A ideia do projeto é de 2019, mas a execução foi adiada pela pandemia. Agora, já foram distribuídas 40 mil etiquetas, e os produtos com elas já estão chegando às lojas, garantiu o presidente da entidade, Silvio Colombo, em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
A ação faz parte do projeto “A moda que você usa faz o futuro que você quer”. O mote de engajamento é estimular a criação de empregos no Rio Grande do Sul, ou, como Colombo pondera, recuperar aqueles que foram perdidos no ano passado.
Segundo o Sivergs, o número de empresas de confecções no Rio Grande do Sul recuou 22% com o encerramento de atividades. Colombo elenca como motivos rápida descapitalização, falta de matéria-prima e problemas de acesso a créditos governamentais. Ainda segundo o executivo, foram fechados 1,4 mil empregos. Atualmente, são 15 mil empresas da cadeia têxtil no Rio Grande do Sul. Elas geram 23 mil empregos diretos e outros 38 mil indiretos.
Para não relatar apenas terra arrasada, a boa notícia é que a venda subiu 4,9% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Mas ainda há uma caminhada para a recuperação.
Em uma sondagem setorial recente, chamou a atenção do Sivergs o crescimento da moda confortável, mudança de comportamento do consumidor que grandes redes de varejo apontam desde o início da pandemia. No entanto, a coluna acompanha que a tendência tem sido revertida em países onde a vacinação avançou de forma mais acelerada, reduzindo restrições de circulação e levando as pessoas a "renovarem o guarda-roupa". Quem sabe isso acontecerá aqui também?
Para fechar, o setor de confecções - assim como tantos outros - enfrentam dificuldade para comprar insumos. No entanto, usam matéria-prima que ficou em estoque da queda nas encomendas no ano passado.
Ouça a entrevista no programa Acerto de Contas (domingo, 6h, na Rádio Gaúcha):
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.