Construtora e escritório de arquitetura de Porto Alegre, a Stemmer Rodrigues está abrindo uma operação em Barcelona, na Espanha. A unidade é a primeira fora do Brasil, dando início ao plano de internacionalização da marca. O impulso veio do contrato para um projeto na Costa Brava com vista para o Mar Mediterrâneo, no litoral espanhol.
A estreia será com uma casa em Saint Feliu de Guixols, distante 10 quilômetros do escritório da empresa em Barcelona. A construção fica em meio à vegetação nativa, com o terreno em um declive. Uma sinuosa linha de painéis em madeira interliga as duas partes da casa, que tem cobertura verde. Os móveis são de madeira natural de designers brasileiros. O paisagismo será com espécies nativas para emoldurar o projeto de quem a visualiza do mar. Mariano Chitarrini é o arquiteto responsável pela operação.
O projeto é de dois andares. O andar superior, chamado de "casa principal", contará com três suítes e uma sala de estar integrada. No andar inferior, há uma extensão com sala de jogos, adega e outras duas suítes de hóspedes. Além disso, tem uma piscina de 15 metros no terraço superior com vista para o mar e um ofurô no jardim. A área total é de 1.075 metros quadrados. O valor total do empreendimento não é divulgado, mas passa de 10 milhões de euros, incluindo o terreno.
— Teremos o sócio em Barcelona para acompanhar as obras de perto — ressalta o sócio Paulo Rodrigues em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
Outro fator que leva a Stemmer Rodrigues a abrir uma unidade fora do país é o câmbio. A ideia é oferecer projetos de luxo para clientes internacionais com valores que, quando convertidos, ficam ainda mais competitivos.
Ouça a entrevista no programa Acerto de Contas (domingos, 6h, na Rádio Gaúcha):
Outros projetos
Com quase 35 anos no mercado de arquitetura, a Stemmer Rodrigues também trabalha, desde 1998, no setor de construção civil e incorporação. Há dois projetos em construção em Porto Alegre, que somam valor estimado de vendas em R$ 100 milhões.
Um deles é o Voz, que ficará no bairro Petrópolis e terá apartamentos de 160 metros quadrados. Uma curiosidade é para fachada do empreendimento (foto na galeria acima), que tem uma escultura de onda, representando "as ondas da voz". O outro é o Vista, que ficará no bairro Bela Vista e terá apartamentos de 165 metros quadrados. Ambos devem ficar prontos no início de 2023 e já têm 50% das unidades comercializadas.
Além desses dois, a Stemmer Rodrigues entregou, há cerca de um ano, o Poema. Ele foi todo vendido, movimentando R$ 42 milhões.
— Gostamos de olhar as novas formações familiares. Hoje, tem família de casal sem filho, sênior, pessoas solteiras, LGBTQ, etc. São inúmeras configurações que procuramos atender no que seria o tradicional apartamento de três suítes. Elas podem ser integradas ou convertidas em escritórios e salas íntimas. As cozinhas também podem ser modificadas. Cada apartamento pode tomar a configuração que for a cara da família — explica Rodrigues.
Tendências da pandemia
Assim como a coluna vem registrando com diversos empresários do setor do mercado imobiliário, a Stemmer Rodrigues também sentiu mudança no comportamento dos clientes durante a pandemia. A principal foi a intensificação de pessoas procurando casas e apartamentos maiores, o que já não é mais novidade. Além disso, houve o rompimento de barreiras físicas, e há procura cada vez maior por projetos no Litoral e na Serra.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.