Fabricante de bebidas bastante conhecida do Rio Grande do Sul, a Fruki inaugurou um novo centro de distribuição em Farroupilha. Ele incorpora a operação que ficava em Caxias do Sul e ainda dobra a capacidade de armazenagem e expedição na Serra. O investimento financeiro na construção, no entanto, não foi relevado pela empresa. A operação já tem 55 funcionários e novas vagas devem ser abertas no futuro com a expansão do negócio.
A unidade terá 2,7 mil metros quadrados, com capacidade de receber e expedir 40 mil caixas de bebidas por dia para 50 municípios da região. Lembrando que o portfólio da Fruki vai do tradicional refrigerante até sucos, cervejas e energéticos, passando pela água mineral Água da Pedra, que foi destaque recentemente aqui na coluna por ter dobrado as vendas para Santa Catarina. Todos os produtos terão espaço no novo centro de distribuição.
Gerente de Logística da Bebidas Fruki, Daniel Coelho conta que o centro de distribuição terá empilhadeiras e caminhões elétricos:
- Com zero emissão de gases de efeito estufa de forma direta, redução da poluição sonora e menores custos de operação.
O uso dessas tecnologias faz parte de um projeto interno da empresa chamado de "Logística Verde". Até a metade de 2021, os caminhões elétricos vão representar 5% da frota total da companhia, e as empilhadeiras elétricas corresponderão por 18%. O objetivo é ter 30% de toda frota nesse modelo até 2030. Além de Farroupilha, a Bebidas Fruki tem centros de distribuição em Lajeado, Canoas, Pelotas, Santo Ângelo e Blumenau (SC). Aliás, a empresa lançou no ano passado a Laranjinha, um refrigerante exclusivo para o mercado catarinense, como antecipou a coluna na ocasião. Relembre: Fruki cria refrigerante exclusivo para o mercado de SC
História da Fruki
Em 2020, a coluna conversou com Nelson Eggers, que comandou a transformação na Fruki e é hoje presidente do conselho de administração da empresa. No bate-papo, ele relembrou, por exemplo, como criou a fórmula do guaraná gaúcho. Reveja aqui:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.