Fornecedora de matéria-prima para fabricar cerveja artesanal, a WE Consultoria instalou 464 painéis para geração de energia solar. A estrutura foi colocada nos três pavilhões, que ficam em Porto Alegre, e atenderá toda demanda de energia elétrica da empresa. Para instalar o sistema fotovoltaico, foi contratada a empresa Elysia, que também tem sede na Capital.
Pelo projeto, o sistema vai gerar uma economia de cerca de R$ 120 mil no primeiro ano. O retorno do investimento está previsto para ocorrer em três anos. No aspecto ambiental, a WE deixará de emitir 143 toneladas anuais de gás carbônico na atmosfera.
A WE destaca a intenção de se proteger dos aumentos na tarifa de energia elétrica. Conforme a coluna noticiou, o reajuste das tarifas elétricas neste ano devem subir o triplo da inflação. Porém, é importante também ficar de olho na polêmica sobre a "taxação do sol". Entenda aqui: Qual a chance de se "taxar o sol" no Brasil
Conta de luz alta
A conta de energia elétrica sempre apareceu como um dos gastos mais pesados no custo operacional da WE. Isso porque a empresa trabalha com a distribuição de matéria-prima importada e os insumos precisam ficar refrigerados. Leandro Emmel, sócio-proprietário da WE, continuará apostando em equipamentos que usem a energia limpa.
— Eliminaremos empilhadeiras a gás e investiremos nos veículos movidos a bateria, que poderão ser recarregadas com a energia solar — conta.
Ele também espera, em breve, poder usar veículos elétricos para fazer algumas entregas próximas.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.